terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Edição número 13

Nesta edição conversamos com o Filipe Cruz.
O seu trajecto que começa curiosamente na demo scene e depois vai evoluindo para outras vertentes.
O discurso baseado na computação musical e na parte de código como evolução permanente neste campo diverso que é a musica experimental.
A curadoria da sua netlabel e a maneira como se relevam estas questões que têm que ver com a livre partilha de informação seja ela musical ou de outro género qualquer.



domingo, 19 de fevereiro de 2012

Edição número 12

Luis Antero, colhedor de memórias de lugares, gentes e falas.
Lugares perdidos que não se podem perder e então fica-nos o imaginário e a reportagem sonora de quem teima em percorrer estes caminhos solitários.
Luis Antero esteve com o Noise á Noite e explicou-nos como se montam histórias a partir de recolhas de campo e como se edifica para sempre a memória comum.

Luís Antero

Podcast noise a noite

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Edição número 11

Neste  programa Noise á Noite falamos com Nuno Rosa.
O percurso artistico desde um inicio atribulado com desktops em palco e dois ecrãs CRT numa altura em que as guitarras reinavam na música.
Depois vêm outros projectos e começa-se  a revelar toda uma apetência para  música electrónica, a pesquisa de software como maneira de pesquisar novos territórios e novos interfaces.
Interregno.... e depois field recording e nova reformulação de ideias, novos caminhos e novos trabalhos.
Para ouvir em podcast.




Nuno rosa 
Enpeg


Podcast noise a noite

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Edição número 10

Abdul Moimême é sinónimo de guitarras duplas de improvisação e de um trabalho estético muito coerente.
As discussões em torno da música contemporânea e as suas formas eclécticas, levam-nos a outros tipos de narrativa. O trabalho os projectos e parcerias fazem parte de quem chama a si um contexto musical único.
Para ouvir.

"Abdul Moimême was born in Lisbon, in 1959, moving at an early age to New Mexico and later to Dublin, Ireland. He began studying the guitar at the age of 11, studying under various private teachers, in Madrid, Spain.
In 1979 he moved to Boston to study architecture, finally completing his degree at the University of Lisbon.
In the 90’s he began studying the tenor saxophone with Patrick Brennan. In this period he became actively involved with Lisbon’s improvised and alternative rock scenes, performing frequently with the Variable Geometry Orchestra since it’s creation in 2003, as well as with various other local projects.
His main musical partners are from Lisbon and Porto, but he has also performed in public concerts with such artists as Gale Brand, George Haslam, Jon Raskin, Ken Filiano, Patrick Brennan, Steve Adams, and Wade Matthews.
In 1999 he started writing about jazz in various Portuguese publications and is currently a permanent collaborator of Jazz.pt magazine, and Publico newspaper, as a critic.
In 2006 he created Freemusic (http://freemusic.podomatic.com), a space exclusively dedicated to the promotion of Portuguese improvised music."





quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Edição número 9

Conversa com um dos mais brilhantes saxofonistas da actualidade .
Zé Maria fala-nos dos seus múltiplos projectos e dos vários enquadramentos musicais onde colabora, desde o funk á electroacústica, do soul ao jazz dos géneros musicais que o fazem vibrar enquanto musico e autor.
Passamos pela relação intima que existe entre si e o seu instrumento e como é feito o seu percurso pelos variados projectos.
Para se ouvir.

"Sax player from lisbon. Studied at the Hot Clube de Portugal, Chichester College of Arts (England ), and Eastman Community Music School ( Rochester, NY ) Has played several festivals and venues in Portugal, Spain, Italy, Poland, Germany, Czech Republic, Eslovakia, Hungary, Brasil, Morroco, etc SELECTED DISCOGRAPHY /// TSUKI - Looking For Principles In Others (2006) - I Wish That Mountain Had An Eye (2007) - Sea Snail (2009) ///THE MOST WANTED- The Most Wanted EP (2008) ///CACIQUE97 - Colectânea Novos Talentos Fnac (2007) - EP (2007) - Cacique97 (2009) ///BA MBO - Colectânea Intolerant? Me? (2008) ///POTLATCH - Live at Fabrica (2009) ///THE GRASSPOPPERS - DUB INNA WEEK (2010)/// SOCIAL SMOKERS - MAGNETIC POETRY (2011)/// THE GRASSPOPPERS - LOVERS ROCK INNA WEEK (2011) As guest musician recorded with Gnu, Gazua, Philharmonic Weed, Tiago Gomes&Tó Trips, etc!


Zé lencastre

podcast noise a noite

Edição número 8

Alquimia musical, grupos corais do século XV tudo misturado com "sons estranhos" e lançamos-nos a conversa com Rui Miguel "bloodbank".
Passamos pelo imaginário comum, pelos sopros e instrumentos na infância, e por um repertório enorme musical.
Uma conversa a volta do drone e do ambient, das estéticas de composição dos ruidos intelectuais, deveras interessante seguir.

"BloodBank is a soundproject based in Lisbon. Since earlies ‘00 has produced a range of audio-electronic works composed and performed by multiple synthesis techniques from analog to digital. BloodBank luscious soundscapes and hypnotic-abstract pieces, could be described as structured ambient and cathedral electronic music. More to the point, BloodBank has focused on exploring the intersection of noise, dissonance and melody into space. BloodBank develop an interest in the sounds of the past of our collective memory, creating and offering a singular synesthetic language. His work has also included commissions for sound-art installations, contemporary dance, or any kind of performances."


Bloodbank

podcast noise a noite

Edição número 7

Edição sétima , Travassos é o artista conviado desta noite.
Projectos como "Pão", "Kringlescat", "PNKDRF" etc.
Curador do festival "rescaldo" que vai na quinta edição e que este ano vai revelar novos nomes e projectos.
Para ouvir aqui na rádio zero a partir das 22h em directo.


"_Desde os anos 90, Travassos estabelece uma ligação forte com o jazz e a música improvisada e, enquanto artista sonoro, explora a música através da reciclagem e reutilização de objectos aparentemente obsoletos enquanto fontes sonoras e de criação musical. Em 1999 lidera o seu primeiro projecto de improvisação, “Error Noise Ensemble”, com fitas analógicas, e mais tarde integra noutros projectos diversos objectos low-tech do dia-a-dia, microfones de contacto, cracklebox e gravadores portáteis de cassetes, que manipula agindo sobre circuitos integrados ou colocando microfones de contacto em taças ou cordas._"



Travassos

podcast noise a noite